segunda-feira, 23 de julho de 2007

Homenagem a Carl Sagan













Carl E. Sagan (9/11/1934 - 20/12/1996)



Desde criança, sempre me interessei em entender os mistérios do universo e da origem da vida.

Entretanto, o que me fora ensinado, não me satisfez, pois se tratava da visão religiosa. Tal visão, a meu ver, era simplista demais, pois tudo se encerrava na vontade de um Deus criador de todas as coisas.

Assim, começaram a surgir as perguntas: por que o céu é azul, por que temos 5 dedos, por que mamamos igual aos cachorros quando bebês, por que um chimpanzé se parece tanto com um humano, por que o Sol brilha, de onde vieram os planetas e as estrelas, do que a matéria é feita, por que ocorrem reações químicas, como surgiram átomos de diferentes elementos, será que o universo vai acabar um dia, o que acontecerá com o futuro do Sol, de onde viemos, quem somos, o que é gene, será que há vida ai fora, por que deus nos fez, seriam outros deuses uma farça, por que os homens brigam tanto por religião, por que há negros, brancos e amarelos se todos descendem de Adão e depois de Noé e estes sempre são representados como brancos, por que Noé não embarcou em sua arca um casal de pterodáctilos nem de ovirráptores, se eram menores que um elefante e estes foram embarcados, seriam neanderthais pecadores que mereceram morrer no dilúvio, por que em cada lugar a fauna e a flora são diferentes, como fizera Noé para embarcar um casal de cangurus em sua arca, por que uma zebra se parece tanto com um cavalo e com um asno, não seria mais coerente Deus ter feito apenas um modelo, por que existem doenças, por que não se encontram fósseis de leões nas mesmas camadas de terreno onde se encontram dinossauros, teria Deus se cansado de toda a flora e fauna pré histórica, e foi por aí a fora......

Um dia, assistindo a TV (deveria ter uns 8 anos de idade), deparei-me com Carl Sagan explicando exatamente o que eu queria saber; era a série Cosmos.

Desde então passei a interessar-me e a entender muto daquilo que jamais alguém fora capaz de me explicar de modo lógico e coerente, sem envolver mitos, fantasias e explicações mirabolantes e estapafúrdias.

Tornei-me assíduo leitor de suas obras e de outros cientistas, como Darwin, Hawking, Dawkins, Gould, Einstein, Newton, Pascal, Leibnitz, Kaku, Lovelock, Asimov, Gleiser, Greene, além de filósofos como Aristóteles e Descartes.

Estes cientistas e filósofos fustigaram ainda mais minha curiosidade em relação às ciências e seu método, tão diferente de tudo aquilo que até então me fora apresentado pela religião. Tudo tinha de ser calcado em evidências concretas, não em fé.

Desse modo, percebi que o mundo da religião é diferente do mundo da ciência. Esta calca-se em premissas observáveis e questionáveis, as quais podem ser refutadas ou corroboradas à medida que surgem novas evidências e são realizados novos estudos. Aquela esta apoiada sobre dógmas e premissas incontestáveis, as quais jamais podem ser questionadas por nós humanos , uma vez que fazê-lo seria tentar entender o desígnio das divindades.

Então, fui capaz de entender que a questão das divindades não pertence ao mundo científico, mas ao campo filosófico e teológico, no que tange a existência ou não das divindades. Quanto aos campos da sociologia e da antropologia, estes estudam por que tais fenômenos ocorrem nas populações humanas.

Assim, concluí que misturar religião com ciência não é nada salutar para ambas, uma vez que se tratam de formas distintas de compreender o mundo.

Aqui faço uma pequena homenagem a você, Dr. Sagan, esteja onde estiver, possa ou não vê-la. Eu o agradeço por ter despertado em mim o espírito investigativo e questionador dos cientistas, o qual serviu de estímulo para me tornar o que sou.



Biografia:

"What are The Stars?" (O que são as estrelas?) Carl Sagan
Carl Sagan
Carl Edward Sagan, nasceu na cidade de Nova York em 9 de novembro de 1934 sendo filho de Rachel e Samuel Sagan (Um alfaiate oriundo da Rússia). Desde da infância se interessou pelo céu e pela astronomia, para a felicidade de seus pais logo procurou por livros se infurnando na bilbioteca mais próxima de sua casa, essa "incursão" abriu as portas da ciência e do conhecimento para o jovem Sagan.
Carl Sagan (junto com Einstein), é considerado o cientísta mais popular do século XX, isso se deve ao seu estilo de propagar o conhecimento científico, ele explana sobre complexos temas científicos de um modo simples e inteligível sem menosprezar a capacidade de compreensão do seu público, geralmente o leitor. Isso ficava evidente em suas palestras dirigida ao público em geral, em seus livros científicos e até em seu modo de conversar.






Cronologia:
1954 - Se gradua em Física na Universidade de Chicago.
1960 - Conclui seu Doutorado em Astronomia e Astrofísica nesta mesma Universidade de Chicago. A partir daí ele lecionou em Harvard, Stanford e Cornell onde posteriormente se tornou diretor do Laboratório de Estudos Planetários desta Universidade localizada na cidade de Ithaca (Ítaca) no estado de Nova York.

Durante sua carreira angariou junto a órgãos privados e públicos fundos para muitos projetos. Mas antes disso sempre esteve engajado em projetos de pesquisa que antes de tudo visavam o homem tomando consciência de sua frágil exsitência no universo. Ele contribuiu com uma série de projetos e pesquisas para a NASA e no decorrer de sua vida ganhou cerca de 22 títulos de honra concedidos por Instituições de Ensino Superior dos EUA. 

1966 - 1970 - Sagan teve um papel importantíssimo como líder na preparação nas expedições das sondas Mariner, Vicking e Voyager como também do projeto Apolo. No projeto Voyager, ele e sua esposa Ann Druyann que é escritora, gravaram fitas com mensagens para apresentar os terráqueos a possíveis seres de outros planetas. Por este relevante serviço ele recebeu da NASA uma medalha de reconhecimento por seu esforço científico e outras duas medalhas por serviços públicos relevantes a humanidade. Ganhou também o The Masursky Award da Sociedade Astronômica da América onde está a citação:

"Por sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento da ciência planetária".
Sempre estudioso incansável e cientísta treinado em astronomia e biologia estudou a superfície e atmosfera de outros planetas ajudando a decifrar o efeito estufa de Vênus, a identificar e explicar as mudanças climáticas na superfície de Marte e o efeito de molêculas orgânicas na atmosfera de uma das luas de Saturno:Titã. Ele também era figura líder na pesquisa de inteligências extraterrestres elaborando um extenso programa com seu grupo de astrônomos especialistas em estudos de sinais de rádio emitidos por possíveis civilizações alienígenas. Seus estudos são considerados os mais sérios até então. Muito dessa experiência foi passada para seu livro de ficção Contato. 

1978 -Ganha prêmio Pulitzer de literatura com seu livro "Dragons of Eden". 
Capa do Livro Cosmos
1980 - Através de sua obra mais famosa Cosmos, considerada a melhor obra de ciência publicada em língua inglesa (depois transformada em série para a TV em 1980) levou a milhares de pessoas o conhecimento da ciência , sua história sua evolução, as descobertas relevantes para a humanidade, mostrou o espaço as etrelas outros planetas e o homem como parte do cosmos, um fragmento das estrelas. Com este programa ele ganhou 3 Emmy Awards o prêmio mais importante da TV norte Americana. 

O livro foi transformado em 13 episódios onde são famosos : Seu calendário da Evolução humana e da Terra, apresentado no episódio 1, a reconstituição do Museu de Alexandria no episódio 2, sua explanação coerente das possíveis ocorrências de Ufos e possíveis contatos extraterrestres no episódio 8 (Os quais nunca foram provados científicamente) e o resumo geral da obra no último episódio. Além da inesquecível trilha sonora da Série.

1995 - Amigos e cientístas criam o Sagan Planet Walk , um monumento-museu homenageando Sagan, este monumento está em Ithaca onde ele vivia antes de sua morte é um modelo do Sistema Solar com 1.200m onde há curiosidades a respeito da evolução da Terra e do Sistema Solar, dá ao visitante uma noção de distâncias e localização dos astros o colocando no centro da ação. 


Em 20 de dezembro de 1996 ele falece, deixando para trás uma legião de seguidores e discípulos. Neste mesmo ano logo após sua morte é lançado sua obra Bilhões e Bilhões uma espécie de testamento onde há relatos, palestras e dezonove artigos científicos.

Algumas de suas frases sobre sua doença, uma espécie de câncer raro do sangue:
"Já encarei a morte seis vezes e aprendi muito com essas confrontações"
"Na verdade, quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do caráter que a recomendaria a todos, se não fosse é claro , o risco..."

Cronologia de suas obras:
1966 - Planets (Planetas)

1966 - Intelligent Life in the Universe (Vida inteligente no universo)
1973 - Communicaton with Extraterristrial Intelligent (Comunicação com inteligências estraterrestres)
1973 - The Cosmic Connection. An Extraterrestrail Perspective (A conexão cósmica . Uma perspectiva extraterrestre.
1973 - Mars and the Mind of Man (Marte e a mente do Homen)
1975 - Other Worlds (Outros mundos)
1977 - The Dragons of Eden: Speculations on the Evolution of Human (Os Dragões do Éden: Especulação sobre a evolução humana)
1977 - Murmurs of Earth: The Voyager Interstellar Record (Múrmurios da Terra: A viagem interestelar)
1979 - Broca's Brain: Reflections on the Romance of Science (Reflecções um romance da ciência)
1980 - Cosmos
Capa do livro Contato edição brasileira
1985 - Comet (Cometa) Escrito com Ann Druyann sua esposa.
1985 - The Nuclear Winter: The World after Nuclear War (O inverno nuclear: O mundo depois da guerra nuclear) Lançado na Inglaterra.
1986 - Contact (Contato) Seu único livro de Ficção Científca.
1990 - A Path Where no Man Thought: Nuclear winter and the End of the Arms Race (O caminho que nenhum homem trilhou: O inverno nuclear e o fim das raça armada) Escrito com Richard Turco.
1992 - Shadows of Forgotten Ancestors: A search for Who We are (As sombras dos ancestrais esquecidos: A procura de quem nós somos) Escrito com sua esposa Ann Druyann.
O mundo assombrado pelos demônios, capa da edição brasileira Bilhões e Bilhões capa da edição brasileira Pálido ponto Azul
1994 - Pale Blue Dot: A vision of the human Future in Space. (Um pálido ponto Azul: A visão futura do humano no espaço).
1996 - The Demon-Haunted Word: Science as a Candle in The Dark (O mundo assombrado pelos demônios: A ciência é como uma vela na escuridão).
1996-1997 - Billions and Billions: Thoughts on life and Death at the Brink. (Bilhões e Bilhões: A bordo dos pensamentos da vida e da morte).
Carl Sagan em conferência 1993
Algumas de suas citações:
Sobre a Ficção Científica:
"Acredito que eu tenha hoje a mesma sede de maravilhas dos meus 10 anos de idade. Mas desde então aprendi um pouco a respeito do modo como o mundo realmente se ajusta. Acho que a ficção científica me levou à ciência. Considero a ciência mais sutil, mais intrincada e mais impressionante do que grande parte da ficção científica" (do livro Broca's Brain)
Sobre a divulgação da ciência:
"A ciência real pode tornar a ficção tão hesitante como a ciência espúria, e penso que é importante aproveitar toda a oportunidade de divulgar as idéias da ciência numa civilização que, ao mesmo tempo em que se baseia nela, quase nada faz para torná-la compreendida"
"O cosmos é tudo que há, tudo que existiu e tudo que vai existir"
"Nós começamos a conhecer nossa origem: Agora temos que ponderar sobre as estrelas"


Carl Sagan foi o cientista que mais se esforçou para a divulgação científica foi um comunicador e árduo estudioso da natureza humana tanto de suas conquistas como de suas fraquezas.
"Ele voltou a ser parte eterna do que sempre foi uma estrela no vasto cosmos do conhecimento"




Um pouco de "Cosmos":


Introdução

http://www.youtube.com/watch?v=TaYoKWQ8e1s



Calendário do Cosmos

http://www.youtube.com/watch?v=FxoQTt-UiJw&mode=related&search=



Origens do universo:

parte 1


http://www.youtube.com/watch?v=ShJwq3aPLMk



parte 2


http://www.youtube.com/watch?v=xxQR6gdd1P0&mode=related&search=



4 bilhões de anos de evolução:

http://br.youtube.com/watch?v=EYzx6C4irsI&feature=related



O cérebro humano:

http://www.youtube.com/watch?v=5SHc67Hep48&mode=related&search=



Pálido ponto azul:

http://www.youtube.com/watch?v=p86BPM1GV8M&mode=related&search=




Pioneiros da ciência:

http://www.youtube.com/watch?v=NijiYIGdIyQ&mode=related&search=



Biblioteca de Alexandria:

http://www.youtube.com/watch?v=OLlVnKOb4Mk&mode=related&search=



Eratostenes calcula a circunferência da Terra

http://www.youtube.com/watch?v=0JHEqBLG650&mode=related&search=






O pó das estrelas

http://www.youtube.com/watch?v=iE9dEAx5Sgw&mode=related&search=




Somos um único planeta


http://www.youtube.com/watch?v=BLAcMPXNjVQ&mode=related&search=




A equação de Drake

http://www.youtube.com/watch?v=0Ztl8CG3Sys&mode=related&search=



Sobre a Astrologia

http://www.youtube.com/watch?v=Iunr4B4wfDA&mode=related&search=



Sobre extraterrestres

http://www.youtube.com/watch?v=Z9VLAWxDut0&mode=related&search=



O nascimento da ciência

http://www.youtube.com/watch?v=-fRV5gfZAbw&mode=related&search=



A gravidade e seus efeitos

http://www.youtube.com/watch?v=YZ_rVsg-vvk



Pré socráticos

http://www.youtube.com/watch?v=_BZb0lKQvNs



Kepler

http://www.youtube.com/watch?v=-CE4owAfDow&mode=related&search=




Velikowsky

http://www.youtube.com/watch?v=0MlN7iVIuhk&mode=related&search=



Urey e Miller

http://www.youtube.com/watch?v=R-LQ0Sbuz9Y&mode=related&search=




Comunicação das baleias

http://www.youtube.com/watch?v=TaYoKWQ8e1s



Fuidez das galáxias

http://www.youtube.com/watch?v=j7jqlKuFf84




O DNA

http://www.youtube.com/watch?v=mt_tAnupEyM




A evolução

http://www.youtube.com/watch?v=JL2LzM-hmgw



A lua

http://www.youtube.com/watch?v=ADUh4qfD_sQ



A quarta dimensão

http://www.youtube.com/watch?v=Y9KT4M7kiSw



A velocidade da luz

http://www.youtube.com/watch?v=SIfRZhztNos&mode=related&search=



O Google

http://www.youtube.com/watch?v=Ym2jtvOZZrk



Fronteiras

http://www.youtube.com/watch?v=LxhlDM-s-3E&mode=related&search=



o Big bang

http://www.youtube.com/watch?v=34-1W_9BhoU&mode=related&search=



O início e o fim do Universo

http://www.youtube.com/watch?v=ASwlMPNXU-I



Os livros

http://www.youtube.com/watch?v=JNKyEVtIfjE





Atualização

http://www.youtube.com/watch?v=nJYH40jSXsg&mode=related&search=



POEIRA DAS ESTRELAS












Por Marcelo Gleiser




Esta é uma série que tenta elucidar muitos dos pontos de difícil compreensão no Universo sob o enfoque científico. Embora as explicações sejam simples, vale à pena assistir.





Poeira das estrelas parte 1
 



Poeira das estrelas parte 2




Poeira das estrelas parte 3






Poeira das estrelas parte 4







Poeira das estrelas parte 5



Poeira das estrelas parte 6

 


Poeira das estrelas parte 7



Poeira das estrelas parte 8



Poeira das estrelas parte 9


 
Poeira das estrelas parte 10


Poeira das estrelas parte 11



Poeira das estrelas parte 12