domingo, 19 de julho de 2009

Mais uma pérola da criação

















Surge mais uma pérola no arsenal criacionista (aqui). Esta se tratade mais uma arma para obscurantistas atacarem a ciência e a tornarem uma plataforma para suas pregações vazias em pról do proselitismo cristão.



A propaganda do livro em azul e meus comentários em preto


Que mistérios será que traz este livrinho?

{CRIAÇÃO é apropriado para jovens a partir de 14 anos.}

Jóvens ainda sem base científica são presas fáceis para o proselitismo cristão.

{extraído das Folhas Criacionistas e Revistas Criacionistas dos últimos 37 anos}

Se forem as baboseiras tratadas tal como faz a SCB, jogue o livro no lixo, pois ele não servirá para elucidar nada a não ser distorcer a ciência para adaptá-la à biblia.

{CRIAÇÃO deixa claro que as perguntas sobre "de onde" e "para onde" não devem ser respondidas somente pela observação e dedução, mas em última análise pela fé. neste livro fica claro que muitos fatos hoje descobertos podem ser melhor explicados por meio do modelo criacionista.}

Errado, a fé somente deve responder questões teológicas e não naturais.
O modelo criacionista não é fonte adequada para qualquer explicação científica, uma vez que não possui nenhuma de suas hipóteses testáveis.

{CRIAÇÃO torna-se assim uma ferramenta valiosa para o ensino do Criacionismo Bíblico sistematizado nas escolas.}

Não em escolas laicas ou escolas que pregam culto diverso do cristianismo, uma vez que se trata de patente violação de liberdade de crença.

{CRIAÇÃO utiliza uma linguagem clara e compreensível, sem superficialidade. As exposições da história bíblica das origens são formuladas de maneira bastante feliz e precisa. Os capítulos referentes às ciências naturais proporcionam um acesso fácil aos temas complexos e são bastante atuais".}

Nem para aulas de religião isso deve ser indicado, uma vez que faria certamente a crença religiosa cair no ridículo.

Em suma, o mal de certas marcas de cristão é entender a bíblia de forma literal. A bíblia não se trata de um compêndio científico, mas de um dos manuais criados pelo homem a fim de tornar possível a convivência em sociedade, por meio de histórias que mesclam mito e realidade, como qualquer outro livro antigo.

Ao Senhor Sergio Santelli o propagandista desta arma contra o raciocínio crítico e um assinte ao intelecto humano:


Mentiras nobres não existem. Nem aquelas que servem para sustentar nossos valores e crenças.

Principalmente se forem disseminadas entre jovens e pessoas despreparadas.

O criacionismo é uma dessas mentiras tratadas como nobre.

Serve como poderosa arma para "espantar as ciências atéias - como pensa a cabecinha maluca de Phillip Johnson, o pai do DI" e sustentar os valores cristãos.

Ou seria mais correto dizer manter a dominação da igreja sobre as pessoas e assim assegurar e perpetuar os interesses de muita gente via dominação e controle social pelo medo?



Como era de se esperar, a reação foi instantânea e imediata e dura, pois ao se tocar na ferida de religiosos respondem agressivamente, mostrando quem de fato são ( o lobo sob a pele do cordeiro).
Seguem meus comentários entre colchetes e em vermelho e a reação do Senhor Sérgio em azul.

Elyson:O Naturalismo filosófico que você consciente ou inconscientemente defende como a melhor religião é a base filosófica do darwinismo. Você pensa que todos seus argumentos são "científicos" quando , na verdade, são filosofia misturada com ciência.

[Errado Sérgio. A ciência se pauta por naturalismo metodológico e este não foi revelado por nenhum suposto deus e nem há cultos em sua reverência, dái não se tratar de religião.]
Aliás, a teoria da evolução não passa disso: uma teoria cujos vários pressupostos não podem ser provados em laboratório. Nunca foi provado que a vida surge do acaso, pelo contrário já ficou provado que vida surge de vida (Pasteur).

[Errado!!! Filosofia se discute por argumentos, não por demonstrações e testes como se faz com a TE. Seu conhecimento científico é ruim, pois não tem noção do que são testes que confirmam ou rechaçam uma teoria.
Existem as demonstrações por vias indiretas (ou vc acha que alguém enfiou um termômetro no Sol para dizer sua temperatura?).

As demonstrações da TE se dão por anatomia, fisiologia citologia, histologia, embriologia genética comparada e mesmo pela bioquímica, ou seja, por vias indiretas, pois realmente é impossível, por enquanto, se produzir um ser em laboratório e fazê-lo evoluir.
A microevolução é considerada uma evidência direta de que a TE possui validade, bem como a genética comparada, por exemplo, entre aves e répteis, também evidencia a evolução e o ancestral comum entre ambos, sem falar as analises de genes entre os pongídeos e hominídeos.

TE não tem nada a ver com origem da vida (outro erro crasso de sua parte). A partir do momento que a vida surge entra em ação a TE selecionando os melhores adaptados.

Quanto a Pasteur, ele apenas provou que geração espontânea não existe (ex. grãos de areia virarem formigas porque foram molhados ou espigas de milho dentro de uma camisa suada virarem ratos).
Hoje se fala em abiogênese (surgimento da vida por meio de reações químicas). Assim sua alusão errônea a Pasteur se trata de falta de leitura em história das ciências. Logo, recomendo que procure livros sérios e não o lixo produzido pela SCB.
Quanto ao seu deus super-poderoso, como demonstrá-lo em laboratório? Traga apenas uma evidência dele fora da bíblia, atuando no mundo real.

Certamente, isso validaria a sua teoria de deuses agindo na natureza, o que deixaria de mostrar os deuses dentro do sobrenaturalismo e os incorporaria ao naturalismo.]

Darwin ainda está esperando os bilhões de "elos" perdidos na suposta cadeia evolutiva. Até agora só ficou demonstrado que alguns supostos elos são fraudes...A lista pode ir longe...Você já conhece o resto...

[Vc anda lendo muito a produção de lixo em massa da SCB!!!! Até parece aqueles pseudocientistas falando....

Não invente um deus das lacunas, pois isso faz muito mal para sua crença religiosa. Cada vez que uma lacuna é preenchida pelo conhecimento, este deus sofre um golpe.

O mais irônico é que as fraudes são detectadas pela própria ciência, e não pelo pastor da igreja e pelos pseudocientistas do criacionismo e do DI. A ciência possui mecanismos para sua auto-correção e é falseável, por isso fraudes e modelos equivocados caem por terra.

Fraudadores caem em desgraça quando sua fraude é detectada. A vida profissional de um sujeito que faz isso já era; nem como bedel de faculdade ou assistente de laboratório seria persona grata. Logo, agir levianamente não é uma boa pedida para um cientista.

Os elos da cadeia da vida existem, estão ai para qualquer um ver e estudá-los. Mas infelizmente muito se perdeu.

Quanto a deus... cadê ele? E as fraudes e mentiras em nome de religião? algum religioso já teve a coragem de desmascará-las?
Mas porque uma preguiça gigante não se encontra na mesma camada geológica de um T - Rex ou de um anomalocaris? Será que o capeta bagunçou a crosta terrestre ou temos um deus mentiroso e pregador de peças assim como seus fiéis evangélicos defensores do criacionismo? ]

Quanto ao livro acima é um excelente material de pesquisa, assim como todos os outros materiais da SCB.

[Me poupe Sérgio... SCB com material bom? São matérias BCO (bons para crentes e otários)]



Não perca seu tempo com seus comentários vazios.

[Se não tem capacidade de argumentar, não ofenda pois é seu costume, quando pressionado, fugir da raia e sei que vai fazê-lo.]


O movimento criacionista no Brasil vai muito bem obrigado (Olhe o Mackenzie em SP). E isso é só o começo. Vem mais por aí...

[Realmente é o começo do fundamentalismo....
Se um filho meu aparecesse com um lixo desse sendo usado como material de ciências, processaria o colégio por violação de direito de liberdade de crença e por não educar corretamente os alunos (violação de direito a uma educação sadia). Ambos são matéria de cunho constitucional.

Pediria meu dinheiro de volta e uma indenização por danos morais pelo tempo perdido com baboseiras.

Boa parte dos brasileiros são ligados ao candomblé e a cultos indígenas. O que vc acha de ensinar estas marcas de criacionismo? As índias estão na moda também. Que tal mostrar este tipo de criacionismo?

Já sei... segundo sua concepção tacanha e fundamentalista, são errados porque não estão na bíblia. Mas o que garante que o da bíblia não é uma mentira como estes outros? Ah!!! deus disse. A bíblia é verdade porque deus disse e ele disse porque está lá.


Isso se denomina raciocínio circular, o que é traduzido como falácia.

Entendeu o que é subjetivo e o que é objetivo?]

Todo o conhecimento científico tem sua raiz na filosofia, inclusive o conhecimento teológico cristão que é uma mistura de religião hebraica (os fundamentos da crença), com filosofia grega (forma de dar sustentação aos argumentos) e retórica, principalmente aquela utilizada em Roma (para dar poder ao discurso e convencer o ouvinte da verdade que o orador quer passar).

Dou-lhe um conselho: Procure uma universidade séria e estude biologia para aprender de verdade o que é TE e assim não falar tanta abobrinha.

Nós os cientistas temos sim um pé na filosofia, mas não buscamos convencer ninguém por meio de argumentos, mas por meio de confirmações.

Mas o que confirma o criacionismo exceto o exposto pela péssima retórica dos interlocutores?

Sem falar nas toneladas de erros que existem nesses materiais, e a má fé na linguagem, que só fazem confundir os jovens despreparados cientificamente (as presas fáceis para os tubarões religiosos).

Um adolescente, sem a lavagem cerebral evangélica, daria risadas deste conteúdo, pois isso torna a religião e a ciência uma sessão de piadas. Isso deveria ser proibido como material a ser utilizado em disciplinas científicas.

Cuidem da alma e do bolso de seus fiéis e deixem a ciência em paz. Eu sei que um povo educado renderia bem menos para os cofres das igrejas, pois seria mais difícil de ser dominado.
Não seria receptivo a tolices como Jesus é a salvação, deus vai te castigar, o diabo está te tentando, etc.

Bem vindo ao mundo real Sérgio sem céu, nem inferno, nem Jesus voltando, nem alma, e nem anticristo e, se tiver um deus, ele não está nem ai para nós.
E pior ainda, sabermos que nós e baratas temos um ancestral em comum e somos feitos da mesma coisa é algo duro de ser recebido por mentes que foram doutrinadas a se acharem especiais, feitas a imagem de um deus qualquer.

Temo muito o avanço de doutrinas religiosas querendo se infiltrar na ciência e no cotidiano.
Esse filme já passou na idade média, passa no islã e não gostaria de vê-lo por aqui, pois para começarem a se infiltrar no poder, proibir os avanços científicos, obrigarem as pessoas a agirem como acham que devem agir, desrespeitarem direitos fundamentais em nome dos deuses e começarem a matar é um pulinho.

Seu mal Sérgio, assim como o dos fundamentalistas, é pensar que sabe o que os deuses querem e achar que compreende o que eles dizem, porque está escrito.

A imagem e semelhança de deus, meu caro, reside no caráter do ser humano, daí o homem “ter vindo do barro”, pois o barro, quando úmido, é moldável, e o sopro divino é o que torna esse barro úmido e moldável a sua imagem e semelhança.
Quando o barro seca (fim da vida ou se vc não tem caráter e não quer ter), volta-se ao pó. Naquele tempo bania-se da sociedade quem não era legal e isso era a sentença de morte, fosse no deserto, fosse pelos inimigos e pelos ladrões.

O lema sola scriptura é uma grande tolice e um grande erro, pois vocês não conseguem decifrar a mensagem que existe nas escrituras e, tenha certeza, se lidas com atenção, são de grande valia para a vida.

Um deles é dê a César o que é de César (o mundo dos homens e a ciência neste inserida) e a Deus o que é de Deus (a ética e a moral bíblica). Infelizmente, 2000 anos depois vocês ainda não conseguiram entender isso!!!!!


Se não quiser publicar nada, fica entre nós mas está aqui a minha resposta.

Para as mentiras do criacionismo, examine dentro da sua consciência (se souber o que é isso e se ainda tiver uma), pois ao falar das "mentiras nobres" arranquei a casquinha da sua ferida, pois sabe bem quais são os objetivos de sua crença.

Seja nobre, isento, honesto comigo e consigo mesmo e aceite os contra-pontos que fazem ao seu pensamento (sei que é difícil para fundamentalistas agirem dessa forma).


Falar sobre um tema sem entendê-lo dá em algo como seu comentário e resulta na má compreensão que cristãos fundamentalistas têm das escrituras.

Para entender o que querem dizer as escrituras, coloque uma das histórias e eu direi para vc o significado intrínseco dela e a aplicação para a vida.

Essa é a nossa diferença (judeus e cristãos fundamentalistas): a leitura do Tanach (Torah, Nevin e Ketuvin) não nos torna papagaios, mas humanos.

Por isso não estamos nem ai para o que diz a TE e seus contrapontos com o Tanach. Este é para guiar a vida, aquela é para facilitar e entender a vida.]







Mas afinal o que é Naturalismo?


A fim de desatar o nó que criado por religiosos a respeito do que é natural e do que é sobrenatural é interessante que se explique o que é o Naturalismo Metodológico, ou seja aquele que é usado no campo das ciências e sua distinção em relação ao campo da teologia.

O naturalismo, assim como o sobrenaturalismo trata-se de teoria metafísica cujo fim é tecer considerações sobre a natureza e a realidade.

As teorias metafísicas dividem-se em:

Ontologia (metafísica do ser - o que é o ser e que tipos existem, porque existe algo em vez do nada).

Cosmologia (metafísica do cosmos ou universo -qual a natureza do universo, o universo existiu sempre, se não, como pode algo vir do nada).

Teologia (metafísica de deus e do sobrenatural - Deus existe, qual a natureza de Deus, pode haver mais que um Deus, Deus é o criador do universo).

O naturalismo, teoria metafísica mecanicista opõe-se ao sobrenaturalismo, teoria metafísica teológica.

Características do sobrenaturalismo:

-atribui não apenas uma origem sobrenatural ao universo, mas defende que este tem uma moral própria e um propósito espiritual.
-vê o universo como tendo sido criado para uma finalidade; acredita que nada acontece sem um propósito moral ou divino.
- Deus pôs no mundo tudo o que queremos e necessitamos, desejar mais é errado; propósito: os desafios morais e lembranças do nosso lugar no grande esquema das coisas.
-no comportamento humano há um propósito para o mal

Características do naturalismo:

-vê o universo como uma máquina ou organismo, desprovido de propósito geral, apesar de partes do universo funcionarem harmoniosamente e parecerem ter sido desenhados para essa função.
-a Natureza é indiferente às necessidades e desejos humanos.
- o homem é livre para desejar o que quiser mas tem de frear seus instintos a fim de poder conviver em sociedade
-o comportamento humano é descrito conforme, os fenômenos naturais.

O naturalismo funda a moderna teorização cientifica. Moral e propósitos divinos não têm lugar em ciência, pois é limitada a explicação de fenômenos empíricos sem referência a forças poderes sobrenaturais. A ciência moderna é inerentemente naturalística.

Compreender corretamente o naturalismo, percebe-se que nem ele nem a ciência negam a existência dos deuses, livre vontade, fenômenos espirituais.

Há uma cisão entre naturalismo e sobrenaturalismo. A cosmologia e a ontologia são essencialmente naturalistas; a teologia é essencialmente sobrenaturalista.

Enquanto o sobrenaturalismo permanece no campo das idéias, não avança para a seara religiosa. É mera discussão filosófica, não pautada em dogmas, se deuses existem ou não.

Mas a teologia, ao se referir a deuses genericamente, adentra à subjetividade de cada cultura ou indivíduo.

Passa a tornar-se religião à medida que o pensamento teológico é interpretado conforme as singularidades de cada uma destas formas de crença, calcadas em seus mitos de criação, por exemplo, (para hebreus Yaveh criou o mundo, para xintoístas foi Izanami e Izanagui) ou preceitos ético-morais e ritualísticos.
Ambas as histórias acima apresentadas tratam de mitos da criação do mundo e dos homens.

Os mitos tornam-se sagas passadas de geração a geração. Passam a assumir caráter de verdade no seio da sociedade em que foram criados e desenvolvidos e se tornam crenças religiosas.

A partir daqui, assumem caráter de incontestáveis e sagrados dando origem aos dogmas (pontos indiscutíveis de uma crença religiosa).

Quanto à ciência, as especulações são feitas, mas para valerem como verdade têm de ser confirmadas, pois aqui não interessa a subjetividade (a água ferve a 100 graus no nível do mar, seja nos EUA, seja na Índia).

Caso essa relação de confirmação se quebre, novos paradigmas surgem e as teorias são revistas ou abandonadas. Portanto, nas ciências, lida-se com a objetividade, que busca a verdade universal calcada nas evidências. Aqui surge a zetética (onde tudo é contestado ad infinitum).

Desse modo, a ciência não é lugar para especulações sobrenaturais como o criacionismo ou DI, nem tão pouco para se fazer proselitismo religioso em prol de uma crença que é subjetiva a cada indivíduo ou círculo cultural.

DI e criacionismo não confirmam nada e não dão base que propicie a investigação científica. Pertencem à seara da religião, pois suas considerações são subjetivas e cada qual as interpreta conforme com o disposto nas crenças que o indivíduo possiur.

Não há nada que leve a crer na influência do sobrenatural na natureza e, caso esta ocorresse, se reduziria a um fenômeno meramente natural, passivel de ser testado.

Assim, em relação aos fundamentalistas, ao classificarem o naturalismo como religião cometem um atropelo filosófico, o qual demonstra grande falta de conhecimento ou pura má fé. Naturalismo (Ontologia e Cosmologia) e Sobrenaturalosmo (Teologia) não se tratam de crenças religiosas, pois não foram revelados por nenhum suposto ente divino e nem são motivo de preleções para cultos religiosos.


São formas de procurar entender o ser, o universo e os deuses (quando ainda não analisados sob a ótica de cada crença).

A religião é interpretação da teologia à luz de cada crença, o que se traduz como subjetividade intrínseca a cada sistema cultural.

Já o naturalismo, busca por respostas objetivas acerca da ontologia e da cosmologia e não se assenta em revelações divinas, mas em evidências puramente naturais.

Há que se passar pela antiguidade (aqui já contestavam toda a questão sobrenatural - Demócrito e o Atomismo), idade média, renascimento, barroco e iluminismo a fim de entender o naturalismo filosófico e metodológico.

Isso trará subsídios para entender teoria crítica e razão comunicativa de Habermas, racionalismo crítico de Popper e razão instrumental de Horkheimer que eu diria são a visão moderna para a ciência.


Espero ter esclarecido esse ponto obscuro que existe entre definir o que é natural e o que é sobrenatural e qual a visão da ciência e da religião a fim de que não sejam confundidadas uma com a outra como é regra para aqueles cuja a crença é tão fragilmente fundamentada, e tão patente a pouca fé que necessitam de provas naturais para crer em seus deuses.
Vocês cristãos tomaram nossos livros e os transformaram em uma panacéia ridícula para responder tudo o que ignoram. E pior, se julgam o "povo escolhido".

Mas é passível de compreensão, pois o objetivo era difundir a crença em um semi-deus e isso, para se levar a gregos e romanos, necessitava de muita fundamentação. Seu Jesus não era messias nenhum, pois em vez da paz trouxe sérios problemas para o mundo e ainda continua trazendo. Sabe por que?

Porque a coisa já começou errada, uma vez que leigos se encarregaram de construir os fundamentos da crença. O único melhorzinho era Saulo, pois sem ele o cristianismo seria história.

Não busquem justificar a fé destorcendo a ciência para adaptá-la aos mitos sagrados.

Busquem valer-se dos preceitos sagrados para serem pesssoas melhores e assim serem mais tolerantes, honestos, conscientes, respeitadores, menos ignorantes e menos fanáticos e, portanto, serem protagonistas para construírmos um mundo melhor.

Essa é a função das escrituras (o mundo de Deus); não é responder questões científicas (o mundo dos homens) e assim se tornar um mote para piadas.
Não existe povo escolhido, nem messias, nem nada que venha salvar ninguém. O messias, assim como o anticristo é vc quem faz conforme suas atitudes.


Nenhum comentário: