quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O LEITE DA TSÉ-TSÉ: E MAIS ALGUMAS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS A UM CRIACIONISTA - parte 1




Em minhas andanças pela internet, mais uma vez me deparo com um artigo deveras interessante intitulado “Mães e moscas: leite e enzima em comum”

O Artigo Original afirma o seguinte:

 

As fêmeas da mosca tsé-tsé produzem um único ovo por vez. A larva fica incubada na cavidade que corresponde ao útero materno e é alimentada pela mãe com uma substância parecida com leite que ela produz.

 

 

 

 

Agora, os pesquisadores relatam que o "leite" da mosca tsé-tsé contém uma enzima chamada esfingomielinase, ou SMase, importante também na lactação dos mamíferos.

 

Isso significa que a mosca tsé-tsé pode ser usada em estudos de problemas de lactação de humanos, afirmou Joshua Benoit, entomólogo da Universidade de Yale que participou da pesquisa. Ele e seus colegas relataram as descobertas no periódico The Biology of Reproduction.

 

Nos seres humanos, por exemplo, a deficiência de SMase pode causar a doença de Niemann-Pick, distúrbio neurológico que pode ser fatal em crianças pequenas.

 

Por outro lado, existe a doença do sono (e a doença do sono que afeta os animais), causada por parasitas transmitidos pela picada da mosca tsé-tsé. A doença do sono pode ser fatal se não for tratada no início e para ela não há vacina.

 

Os pesquisadores acreditam que através da manipulação da produção da enzima de lactação nas fêmeas é possível contribuir com a redução da população da mosca. Isso pode ser feito através da pulverização de substâncias químicas nos animais dos quais a mosca se alimenta, afirmou Benoit.



Já, no artigo distorcido temos o seguinte (a distorção segue em vermelho):

 

O título vem como “Leite de mosca”, de autoria do Sr. Michelson Borges - 07/05/2012

 

A mosca tsé-tsé produz um único ovo por vez e a larva fica incubada no útero, onde é alimentada pela mãe com uma substância parecida com leite. Estudando essa mosca, pesquisadores ficaram surpresos ao perceber que o leite dela contém uma enzima chamada esfingomielinase, ou SMase, importante também na lactação dos mamíferos. Segundo Joshua Benoit, entomólogo da Universidade de Yale, isso significa que a mosca tsé-tsé pode ser usada em estudos sobre problemas de lactação em humanos. Benoit e os colegas dele publicaram a descoberta no periódico científico The Biology of Reproduction.


Em seres humanos, a deficiência de SMase pode causar a doença de Niemann-Pick, distúrbio neurológico que pode ser fatal em crianças pequenas,
daí a importância das pesquisas sobre essa enzima compartilhada por pessoas e moscas. 

 

Se apenas a deficiência de SMase pode ser fatal para as crianças, como conceber, do ponto de vista darwinista, a ideia de que todo o mecanismo da lactação e o ajuste fino das propriedades do leite materno em relação às necessidades do bebê pudesse ter evoluído aos poucos, passo a passo? Se apenas uma enzima faz toda essa falta, o que dizer de tudo o mais? 

 

Mas o detalhe importante nessa pesquisa ainda não é esse. Seres humanos e moscas, definitivamente, não são "parentes" próximos na suposta árvore evolutiva. Ok. Então como explicar que seres vivos tão distantes tenham "evoluído" as mesmas enzimas e mecanismo semelhante de lactação? 

 

Na verdade, isso é comum na natureza: o voo, a despeito de toda a complexidade envolvida no processo, "evoluiu" em seres tão diferentes quanto mamíferos, répteis, aves e insetos; a visão, igualmente, "evoluiu" de modo muito semelhante em criaturas como lulas e seres humanos; e assim por diante. Esse fato fala mais a favor do design inteligente (das digitais do Criador) ou da macroevolução cega? 



Bem, vamos esclarecer os tormentos do Sr. Michelson Borges, quanto à aplicação da teoria evolutiva ao caso da mosca tsé-tsé e das mamães lactentes, e quanto a sua desesperadora empreitada em achar justificativas para crer em seu deus da mentira e da ignorância:   


Primeiro temos de saber o que é a esfingomielinase, ou SMase:

 

A esfingomielina fosfodiesterase ou simplesmente esfingomielinase (SMase) é uma enzima hidrolase que está envolvida nas reações metabólicas dos esfingolípidos

 

A SMase é um membro da superfamília de enzimas DNase I e é responsável pela quebra de esfingomielina (SM), unidades menores denominadas fosfocolina e ceramida. A ativação de SMase tem sido sugerida como uma via principal para a produção de ceramida em resposta ao estresse celular.

 

Os esfingolipídeos são lipídeos importantes também na estrutura das membranas biológicas dos eucariontes e de algumas bactérias (ler o trabalho aqui). São formados por uma extremidade polar e duas caudas apolares (derivados das ceramidas).

 

Estes lípidos são necessárias para a integridade da membrana celular e também são críticos para a regulação do ciclo celular. 

 

A presença de SMase CDase e durante a digestão são essenciais para a provisão de esfingomielina para a metabolisar os esfingolípidos, a partir de fontes de alimento de forma a desenvolver a membrana celular e os processos baseados em esfingosina relacionados à regulação celular.

 

Os esfingolípidos simples, que incluem as bases sphingoides e ceramidas, são os produtos iniciais da síntese de esfingolípidos.

 

As Bases sphingoides são os blocos fundamentais de todos os esfingolipídeos. As principais bases de mamíferos são a sphingoide dihydrosphingosina e esfingosina, enquanto dihydrosphingosina e a fitoesfingosina são as bases sphingoides principais em leveduras. A esfingosina, dihydrosphingosina, e a fitoesfingosina podem ser fosforiladas.

 

A Dihidroceramida é produzida por N-acilação de dihydrosphingosina. A Dihidroceramida é encontrada em tanto em leveduras, como em sistemas de mamíferos.

 

A ceramida, em sistemas de mamíferos, é produzida pela dessaturação do dihidroceramida por dihidroceramida dessaturase 1 (DES1). Esta molécula é altamente bioativa. Pode também ser fosforilada para formar ceramida-1-fosfato.

 

Phytoceramida é produzida nas leveduras por hidroxilação de dihidroceramida em C-4.

 

Os Esfingolípidos complexos podem ser formados pela adição de grupos principais ceramida ou phytoceramide:

 

São subclassificados em:

 

- Esfingomielinas - Possuem a fosfocolina ou a fosfoetanolamina como cabeça polar alcoólica.

 

 - Sulfatideos - são cerebrósidos sulfatados.

 

- Inositol - contêm ceramidas, que são derivados a partir de phytoceramida, são produzidas em leveduras.


- Glicoesfingolipídeos, ou Glicolipídeos - são um subtipo de glicolípidos contendo esfingosina amino álcool. Podem ser considerados como esfingolípidos, com um hidrato de carbono ligado. Incluem:

 

-Gângliosídeos - Possuem estrutura complexa, com cabeças polares muito grandes formadas por várias unidades de açúcar, correspondem a aproximadamente 6% da massa cinzenta do cérebro.

 

- Cerebrósidos - contêm uma única glucose ou galactose na posição 1-hidroxi.

 

- Globosídeos - glicosfingolípidos com mais de um açúcar como a cadeia lateral (ou grupo R) de ceramida.

 


Feito isso poderemos partir para a história da lactação em mamíferos:



A HISTÓRIA DA LACTAÇÃO EM MAMÍFEROS:

 

A história das glândulas mamárias é bem longa. Glândulas mamárias são do tipo exócrinas como as apócrinas (encontradas em regiões como as axilas e a auréola da mama), sebáceas (liberam gordura para manter a pele e pelos protegidos do ambiente) e sudoríparas (secreta o suor que regula a temperatura e libera toxinas). 

 

Os Mamíferos, cuja origem remonta há 70 mi de anos, a partir dos sinapsida - pelicossauria - terapsida - dinocephalia - neoterapsida-theriodonta - therocephalia - cinodontes - mammaliaformes - murganocondontidea - docodonta - hadrocodium - simetrodontidea e mamíferos.

 

Hoje, os mamíferos, se dividem em 3 tipos:

 

Prototheria - os que põe ovos;

 


Metatheria - os marsupiais;

 




Eutheria - os placentários.

 

 

 

A secreção de leite possui importante papel que transcende a função puramente nutritiva.  Durante a lactação e amamentação ocorre grande interação comportamental entre a mãe e filho que parece ter grande significado para o futuro desenvolvimento social do recém-nascido.

 

 Em muitas espécies de mamíferos, o leite secretado no período imediatamente após o parto (colostro), contém anticorpos que conferem imunidade aos recém-nascidos contra infecções. 



As áreas mamárias dos prototheria podem ser traçadas como áreas de brotamentos dos répteis ancestrais. Com o desenvolvimento da cobertura de pêlos e do rico suprimento sanguíneo dessas áreas de brotamentos, isso pode ter favorecido o crescimento das glândulas anexas da pele, muito provalmente as glândulas sudoríparas apócrinas.

 

Desenvolvimento embriológico semelhante e estrutura idêntica à das glândulas apócrinas, aliada a presença de células mioepiteliais são fortes evidências da origem da glândula mamária a partir de glândulas sudoríparas.

 

 Não é sem razão que se supôs que os recém-nascidos dos mamíferos primitivos devem ter lambido ou sugado essas áreas até que o processo da seleção natural resultasse em mudanças da composição da secreção, e tivéssemos o que, agora, nos referimos como “leite” e as glândulas produtoras, as “glândulas mamárias”.

 

 As glândulas mamárias são consideradas como glândulas apócrinas modificadas e especializadas. Em marsupiais e eutérios existem glândulas areolares, do tipo apócrino, consideradas como glândulas mamárias rudimentares.

 

Blackburn e colaboradores (aqui) conceberam um cenário evolutivo relacionado especificamente às propriedades do leite.  Como eles notaram, todo o leite contém proteínas relacionadas a enzimas lisossômicas que atacam bactérias. 

 

Sendo assim, para os mamaliaformes (repteis ancestrais do grupo mammalia) o uso original da secreção de suas pseudo glândulas mamárias era o de proteção dos ovos, contra agentes patogênicos. Isso é comum nos monotremados que não possuem mamilos, mas secretam leite por glândulas peludas em seus abdômens.

 

Durante a incubação, os ovos dos monotremados são cobertos por uma substância pegajosa cuja origem é desconhecida. Antes de os ovos serem postos, eles possuem uma casca com três camadas. Depois de postos, uma quarta camada aprece, e sua composição é diferente das três originais. A substância pegajosa e a quarta camada talvez sejam produzidas por glândulas mamárias.

 

Se é assim, isto talvez explique porque as glândulas das quais os monotremados secretam leite sejam peludas - é fácil espalhar umidade e outras substâncias sobre o ovo a partir de uma área ampla e peluda que de um mamilo pequeno e sem pelos. 

 

Uma vez que a secreção deste tipo evolui, qualquer alteração evolutiva para uma secreção mais nutritiva e contínua, acidentalmente ingerida por um filhote, poderia trazer benefícios. 

 

Este protoleite poderia, inicialmente, suplementar a reserva do ovo e, então, posteriormente, substituí-lo.

 

No processo de desenvolvimento do feto de mamíferos, os mamilos aparecem independentemente das características específicas de machos e fêmeas. A diferença é que os machos não têm os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas fêmeas estes hormônios começam a ser fabricados horas depois do parto.

 

 Os principais hormônios são a prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. 

 

Para s humanos, em algumas situações os homens também produzem leite o que é comum na adolescência, quando os hormônios não estão equilibrados, podendo ocorrer a ginecomastia (aumento das mamas em machos), o que prova o “stupid design”. 

 

Mesmo assim, qualquer homem que receba sucção nos mamilos, poderá produzir o líquido. Este estímulo desencadeia a fabricação da “prolactina e da citosina", segundo a mastologista (especialista em mamas) Simone Elias, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

 Na maioria das espécies de mamíferos, a evolução fez com que as glândulas mamárias se concentrassem nos mamilos, permitindo que o líquido (leite) saia só quando o filhote suga o peito. É uma estratégia da natureza para não desperdiçar energia sem necessidade.



O caso da Tsé Tsé:

Na mosca tsé-tsé (Glossina morsitans morsitans), o metabolismo lipídico desempenha um papel importante no ciclo de reprodução.

A reprodução da Tsé-tsé é vivípara. A mosca tsé-tsé fêmea carrega uma única larva intrauterina, sendo a única fonte de nutrientes essenciais para o desenvolvimento dessa larva é o leite materno gerado a partir da glândula acessória. 




A Tsé-tsé é drasticamente diferente da maioria dos insetos, que são ovíparos, sendo que cerca de 50% dos nutrientes no leite da tsé-tsé são lipídios.

A evolução da viviparidade causou dramáticas adaptações reprodutivas na fisiologia da  tsé-tsé. Estas modificações incluem células de ovário com capacidade reduzida de produção (uma única maturação de oócitos durante cada ciclo gonotrófico), aumento da capacidade uterina (capaz de acomodar uma larva desenvolvida em massa igual à da mãe) e a expansão da glândula acessória do sexo feminino em um órgão lactente (glândula leite) para nutrição à disposição da progênie intra-uterina, por meio de secreções .

A única fonte de nutrientes para tsé-tsé adulta é o sangue de vertebrados. O sangue é extremamente rico em alguns nutrientes tais como proteínas e lípidos, mas quase desprovido de vitaminas essenciais e outros micronutrientes, fornecidos à tsé-tsé, pela sua bactéria simbionte Wigglesworthia glossinidia.

A lactação em tsé-tsé e mamíferos evoluiu de forma independente, mas os requisitos essenciais inerentes para o processo de lactação parecem ser conservados entre os dois sistemas.
 
Estes incluem o desenvolvimento de células secretoras com tecidos especializados na lactação, teor alto de lípidos na composição do leite conservação das proteínas funcionais do leite, por exemplo, a lactoferrina e lipocalinas em mamíferos e de de transferrina e de proteínas do leite na glândula da tsé-tsé, respectivamente, além da transferência de bactérias simbióticas benéficas da mãe para a descendência através de secreções de leite.

Nenhum comentário: