sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Concepções pessoais tratadas como ciências











Segue mais uma entrevista repleta de retórica criacionista.

É espantoso, mas o jargão utilizado e a retórica carregada de subjetividade são sempre os mesmos (meus comentários em vermelho).

Tarcísio da Silva Vieira nasceu em Santa Helena de Goiás, em abril de 1981. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Rio Verde, é mestre em Química Orgânica pela Universidade de Brasília. Foi professor de Química e monitor de Bioquímica na faculdade em que se graduou, e professor de Química, Biologia, Física e Matemática em diversos cursinhos e colégios conveniados com as redes Objetivo e COC. Atualmente, desenvolve atividades no Centro Cultural da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), em Brasília, e leciona Biologia em colégios da Rede Adventista de Ensino, na mesma cidade. Na SCB, Tarcísio desenvolve atividades gerais como elaboração e revisão de material (livros, artigos, CDs, DVDs), traduções, palestras e preparo de material para as reuniões quinzenais no Centro Cultural da Sociedade.

Durante um congresso universitário em Goiânia, do qual participou como palestrante, concedeu esta entrevista a Michelson Borges:

Como foi a sua formação religiosa?

Nasci em um lar que poderia ser designado como católico não-praticante. Havia influência de correntes como espiritismo, de um lado, e protestantismo, de outro. Minha mãe sempre mencionava Deus e até me ensinou a falar com Ele. Foi ela quem me incentivou a procurar uma igreja quando criança, período em que tive os primeiros contatos com o cristianismo.

Por meio dessas afirmações pode-se perceber que havia várias vertentes religiosas presentes em sua vida, principalmente aquelas voltadas ao cristianismo.


Por que você se tornou ateu?

Ao alcançar certa maturidade, entre 14 e 15 anos, muita coisa se tornou confusa em minha mente.

Questões acerca de minha existência, vários problemas que assolavam minha família, "paixões da mocidade" que eram mais atraentes do que o conceito abstrato que eu tinha sobre Deus, explicações dadas em minha escola para muitos acontecimentos históricos e fenômenos naturais que se opunham completamente àquilo que eu aprendia na Igreja, tudo isso adicionado ao conhecimento superficial que eu tinha da Bíblia, acabaram me levando a questionar a veracidade da existência de um Criador.

Isso foi conseqüência natural de minha superficialidade em assuntos referentes a Deus, O qual, graças ao contexto materialista em que eu estava inserido, foi completamente ofuscado pelo ateísmo.

Questionar não se trata de um erro, mas de observar situações e tentar esclarecê-las de forma racional, em vez de meramente acreditar por acreditar.

Não há que misturar estudos laicos como história, geografia, biologia, física, química, etc. com religião, exceto se estudarmos o fenômeno religioso sob a ótica histórico-filosófico-sociológica e a mitologia que neste se encerra.

O que o fez mudar de idéia e aceitar o criacionismo?

Após aquele período de ateísmo, que durou aproximadamente até meus 18 anos, muitas coisas aconteceram em minha vida pessoal que me levaram a crer novamente em um Criador e aceitar a idéia de um Deus. Decidi então empenhar tempo e energia em buscar firmar meus pensamentos de forma que não tivesse aquele tipo de experiência novamente, em que o que eu acreditasse fosse refutado por supostas evidências de um mundo materialista.

E quanto as evidências de um mundo conforme aquele calcado na religião o que o Sr. Tarcísio teria a dizer?

Como sempre gostei muito de ciências (minha mãe que o diga, quando eu inventava de ir para a cozinha fazer "experimentos"), entre 15 e 18 anos, estudei muito biologia, matemática, física e química. Nesse período, já estava bem familiarizado com todos os aspectos discutidos no Ensino Médio nessas disciplinas. Ao aceitar novamente o conceito de um Criador e a idéia de um Deus pessoal, dediquei-me a estudar (com a ajuda de um grande amigo) a Bíblia com intensidade e profundidade, pois sabia que meu caminho para o ateísmo era fruto de minha superficialidade em assuntos bíblicos, como mencionei anteriormente.

Por que seria o criador o deus bíblico e não qualquer outro deus? Por que ,Tarcísio , você não estudou o Popol Vuh, a crença greco-romana, africana, chinesa, indiana, esquimó, germanica, celta, australiana, budista, assíria, maia, asteca, siberiana, etrusca, cretense, indígena sul ou norte americana, egípcia, hitita, babilônia, mongol, coreana, árabe antiga, xintoísta, zoroastrista, ainu, polinésia entre outras acerca da criação do mundo?

Simplesmente pelo fato de que o cristianismo, embora você, Tarcísio, tivesse passado por um período de reflexão e questionamentos, ainda estava fortemente arraigado a sua mente.

Ser ateu, já estava pré-concebido em sua mente que era um erro, devido a sua própria criação voltada à crença religiosa, conforme se percebe no primeiro item desta entrevista.

Você jamais foi ateu ou agnóstico de fato e nem jamais cogitou pensar que o cristianismo era uma balela ou que o deus bíblico poderia não existir.

Você sempre esteve preso ao cristianismo, somente tal ligação esmaeceu um pouquinho na sua fase de adolescência, talvez por crises pessoais, o que é muito comum nessa fase da vida.

Inconscientemente, mesmo na fase de esmaecimento da fé, você se manteve um cristão fervoroso. Do contrário teria ido buscar outras fontes religiosas a fim de entender a "colcha de retalhos" que é a fé humana em suas diversas nuances.


Ao prosseguir em meus estudos, o conhecimento que eu tinha de ciências incrivelmente ia se harmonizando com aquilo que estava descobrindo na Palavra de Deus. O grande ápice ocorreu quando passei a estudar a biografia de cientistas como Galileu, Kepler, Robert Boyle, Newton, Maxwell e outros, que harmonizavam o conhecimento científico com a fé em um Deus pessoal. Nessa época, passei a procurar desesperadamente material nessa área, até que num belo dia, chegou às minhas mãos um livro intitulado E Disse Deus – A Ciência Confirma a Autoridade da Bíblia, escrito por um químico. Fiquei encantado e desde então o criacionismo é uma responsabilidade que o Senhor Deus me permitiu conhecer, estudar e trabalhar.

Não, a ciência não confirma a autoridade da bíblia nem de qualquer outro mito da criação. Muito pelo contrário, afasta a autoridade deste livro, o qual volto a frisar, não se trata de um compêndio científico, mas de mitos e histórias desenvolvidas por civilizações do antigo oriente médio.

Autores como Newton, Galileu, Kepler, etc, viveram numa época em que o mundo estava saíndo das trevas, daí ainda seus conceitos serem fortemente presos à religião. Não havia ainda a liberdade de pensar, que era fortemente reprimida pela igreja.

Como se pode perceber na frase: " o criacionismo é uma responsabilidade que o Senhor Deus me permitiu conhecer, estudar e trabalhar" o excesso de cristianização dessa vertente que pretende se intitular como ciência é forte, o que já faz perder a sua credibilidade como ciência. Criacionismo deve estar relegado ao plano das religiões e não das ciências.


Como você via o criacionismo antes de estudá-lo mais a fundo?

Não cheguei a conhecer absolutamente nada sobre criacionismo antes de ler aquele livro que mencionei. Hoje entendo o motivo disso: os meios de comunicação, principalemente as revistas que eu gostava muito de ler (Superinteressante e Galileu), não davam nem dão espaço para discussão de idéias, de forma que o evolucionismo é propagado como verdade absoluta e inquestionável. Meu primeiro contato com o criacionismo foi bastante empolgante, pois eu já vinha trabalhando nesse sentido de harmonizar o conhecimento científico e a fé e um Deus pessoal - só não sabia o nome que se dava a isso (risos).

O nome que se dá a isso é proselitismo religioso.

Não Tarcísio, a teoria da evolução como qualquer ciência não é ensinada como verdade absoluta. Você comete um erro crasso ao fazer tal afirmação, a qual como um estudioso e mestre jamais deveria fazer.

Você pode harmonizar sua fé com o que bem quiser. Somente não pode e não deve estabelecer tal harmonização como plena veracidade acerca do mundo, pois isso se trata de mera concepção pessoal, carregada de subjetividade, o que vai em sentido oposto ao verdadeiro método científico.



Você teve uma experiência frustrante numa denominação evangélica. Fale um pouco sobre isso.

Quando passei a crer em um Deus pessoal eu não era protestante. Após um episódio, que hoje vejo como engraçado mas que na época me apavorou muito, decidi procurar uma denominação protestante, à qual pertenci por algum tempo. Na escola dominical, passamos a estudar os dez mandamentos, quando o professor, ao ler o quarto mandamento, disse que "não era preciso discutir aquele ponto pois ninguém mais tinha dúvidas quanto à guarda do domingo". Foi então que perguntei o motivo pelo qual poderíamos violar aquele quarto mandamento mas não poderíamos violar nenhum dos demais. Como já disse, quando decidi estudar a Bíblia, busquei me aprofundar. Isso havia me dado muitos argumentos que se opunham aos aspectos apontados pelo professor na defesa da guarda do domingo como dia de repouso.

Como o horário já estava avançado naquele dia, o professor propôs um sábado à noite para discutirmos o assunto. Pensei: "Que legal! Vou poder compartilhar com todos os jovens aquilo que eu e alguns amigos temos estudado." Então me dediquei ainda mais ao assunto. Busquei fatos históricos em que figuravam o imperador Constantino, profecias de Daniel e até argumentação de um grupo de judeus messiânicos que conheci.

Na data marcada, meus três amigos e eu fomos à igreja. Naquele sábado a noite, não se faziam presentes apenas os jovens, mas boa parte da congregação. Sentimos um pouco de hostilidade por parte das pessoas ali presentes, mas pensamos que era devido ao nosso nervosismo. Quando o debate começou, expusemos nossas idéias com base naquele material que mencionei, além de texto em grego e hebraico que aprendemos um pouquinho. Abruptamente, um dos dois pastores presentes pegou um microfone, interrompeu nossa argumentação e começou a nos repreender. Uma das frases que mais me impressionaram foi: "Você não pode estudar a Bíblia com a mesma mente que você usa para estudar coisas referentes ao seu mestrado!" Nessa época eu estava cursando mestrado na UNB. Aquilo me entristeceu muito, não porque eu não deveria estudar a Bíblia com a mente racional que eu utilizava no mestrado, pois é isso mesmo que Deus quer que façamos: que O busquemos de forma racional - me entristeci com a maneira como o pastor falou, com a voz alta e agressiva. Vi profunda ignorância na recusa ao diálogo; a mesma hostilidade com a qual estava acostumado nos freqüentes debates que tive com evolucionistas.

A certa altura, nos perguntaram se alguém que não guardasse o sábado seria castigado no inferno. Respondemos com outra pergunta: Desonrar pai e mãe seria pecado, uma vez que está no mesmo conjunto de mandamentos que o sábado? Não quero entrar em detalhes do que aconteceu naquela noite, mas o balanço final é que fomos convidados a nos retirar daquela denominação (para não dizer expulsos), caso pretendêssemos guardar o sábado. Esse episódio me marcou muito.

Tanto faz guardar sábado, domingo ou segunda como qualquer outro dia da semana. Simplesmente essa norma fora instituída como o objetivo de proporcionar o descanso às pessoas e assim poderem se dedicar à prática religiosa.

Aliás, o sábado guardado pelos adventistas é pura hipocrisia, bem diferente do que é guardar o sábado, segundo os 10 Mandamentos. Adventistas andam de carro, acendem luzes, esquentam comida, sobem e decem de elevador, guardam carros em estacionamento, tomam condução, usam água da torneira, etc..

Assim, para que adventistas guardem o sábado, deve ter alguém trabalhando. Não interessa que esse alguém não seja adventista; interessa apenas que ele garanta as condições para que os fiéis se dirijam a igreja e que o culto ocorra em condições normais.

Quanto ao pecado e ao conseqüente castigo, ambos são coisas que nós criamos em nossas mentes quando nos sentimos desconfortáveis com nossas atitudes. Nós mesmos nos punimos.

Quanto a buscar deuses de forma racional, Tarcísio, você erra, pois não há racionalidade nisso, uma vez que tal fenômeno como a propagação de ideologias, não segue a lógica.

Provar que deuses existem por meio de lógica, nos leva a saltos epistemológicos imensos, que largam falhas pelo caminho, sem se chegar ao encadeamento perfeito do raciocínio.

Deuses se buscam por experiências pessoais e não por meio da lógica.


Como conheceu a SCB e o Dr. Ruy Vieira, seu presidente?

Eu havia começado meus estudos de pós-graduação na Unicamp. Estando em São Paulo, viajava algumas vezes à Brasília. Numa dessas viagens, uma pessoa que conhecia meu interesse pelo criacionismo mencionou a existência de uma Sociedade Criacionista em Brasília, cujo presidente é o Dr. Ruy. O nome me pareceu familiar. Como muitos projetos de pesquisa na Unicamp são financiados pela Fapesp, lembrei-me de que um de seus presidentes havia sido Dr. Ruy Vieira. Fiquei mais entusiasmado ainda e pensei: "Será que um dos presidentes da Fapesp é criacionista?" Para minha felicidade, aquela pergunta foi respondida com um "sim"! Deus me deu, então, a oportunidade de conhecer, aprender e conviver com uma das mentes mais brilhantes do mundo e um caráter cuja humildade tem a mesma proporção.

O Dr. Ruy pode ser uma mente brilhante em seu campo de atuação, mas em seus comentários sobre biologia evolutiva deixa a desejar.

Seus erros, prefiro crer que sejam causados por má fé em busca da defesa de suas crenças em prol do proselitismo cristão em vez de falta de conhecimento.

Você costuma dizer que há equívocos em ambos os lados – criacionismo e evolucionismo. Como assim?

Uma das maiores virtudes da boa pesquisa ou de um bom estudo é o maior grau possível de objetividade quanto ao assunto em questão. A outra virtude de igual valor é o reconhecimento da necessidade de aperfeiçoamento de um dado modelo, e isso é conseqüência natural do reconhecimento de que nenhum modelo é perfeito, livre de falhas e questionamento. Muitos criacionistas e muitos evolucionistas cometem o mesmo erro quando não aplicam essas virtudes, e, como conseqüência, temos muitos equívocos que aparecem de ambos os lados, como nos ensina o professor Dr. Eduardo Lütz. A humildade e cautela na interpretação de fatos que ocorrem na natureza é muito importante em qualquer cosmovisão de mundo que venhamos a ter.


Exatamente, procuramos a verdade objetiva quando realizamos estudos científicos, o que leva a aperfeiçoar as teorias.

A TE segue este princípio, e, tanto o criacionismo como o DI também, até que se esbarre no criador. Ai a coisa degringola para as questões religiosas, encerrando qualquer debate.

Quais os pontos mais frágeis do darwinismo, do ponto de vista da biologia e da química?

Durante meu curso de graduação em Ciências Biológicas, percebi muitas coisas incoerentes no modelo darwiniano. Penso que muito disso se deu por conhecer um pouco de áreas com as quais a maioria dos biólogos não é muito familiarizada, como a matemática, a física e a química. Há pelo menos dois pontos que gosto de destacar:

(1) muitas idéias como a seleção natural têm uma grande aplicabilidade dentro daquilo que denominamos de microevolução. Ao se extrapolar aquelas idéias para o campo da macroevolução, verificamos que não há uma aplicabilidade que sustente o modelo em questão. Isso está vindo à tona em muitas conferências realizadas por evolucionistas.

Errado Tarcísio: Fósseis e genética sustentam esta extrapolação. O campo da macroevolução ainda se encontra engatinhando. Não é por isso que algo respalde o criacionismo, cujo padrão de alegações pega carona nas falhas teóricas da TE.

Teorias científicas Tarcísio, não se constróem calcadas em falhas de outras teorias, mas por sí mesmas, com bases em estudos que confirmem ou rechacem o tema proposto.

Dizer que a TE tem falhas e por isso o criacionismo está certo é uma falácia non sectur (aliás, vejo que falácias e sofismas são especialidades criacionistas).

(2) os defensores do darwinismo e do neodarwinismo concentram sua atenção no desenvolvimento da vida em nosso planeta.
Mas não há como a vida se desenvolver se ela não tiver um início.

A origem da vida é um campo completamente sem respostas, mas cheio de especulações, que os defensores da macroevolução evitam defrontar exatamente pela complexidade bioquímica das formas de vida que conhecemos.

Todos os experimentos em química que tentam simular a passagem da matéria inorgânica para compostos orgânicos, a formação de compartimentos que seriam os precursores das membranas celulares, a produção de biomoléculas em supostas condições de uma "terra primitiva", envolvem planejamento sintético e reagentes com altíssimo grau de pureza, o que é completamente oposto ao acaso e aos "caldos primordiais" ensinados nas escolas e universidades como verdade absoluta.

Esses experimentos nos mostram que qualquer que seja o mecanismo que Deus tenha usado para produzir seres vivos exigiu planejamento e inteligência.

Sequer temos idéia de como era a Terra primitiva. O que temos é um registro muito vago do que havia aqui, bem como a analogia com planetas do Sisitema Solar.

Partir da matéria inorgânica para a orgânica sabemos como fazer isso, mas não sabemos criar um ciclo auto-sustentável, que se alimente do exterior, cresça e se reproduza.

Todavia estabelecer que isso requereu planejamento inteligente, trata-se de mais uma falácia non sectur, pois nada na natureza, se observado por meio da ótica científica, demonstra que tal fato possa ter ocorrido.


Como biólogo com mestrado em química, de que forma você avalia a teoria da abiogênese?

A abiogênese postula que a matéria inanimada (sem vida) pode tornar-se matéria animada (portadora de características atribuídas aos seres vivos).

O primeiro aspecto a ser considerado quando se avaliam modelos que propõem o surgimento da vida ao acaso, é uma definição apropriada de vida. Isso se faz necessário para que tenhamos uma noção de onde, em que momento e com quais constituintes aquilo que era inanimado supostamente veio a manifestar características de organismos vivos. Isso raramente é discutido em trabalhos que buscam demonstrar a origem abiogênica da vida. As explicações para a origem dos seres vivos presentes em nossos livros-textos de Ensino Médio e de curso universitário, relatando a origem dos seres vivos a partir de compostos orgânicos provenientes de reações químicas entre substâncias inorgânicas em uma atmosfera primitiva (e isso é abiogênese, pois aquilo que é vivo teria surgido daquilo que não é vivo), misturam fato com fértil imaginação.

Ai Ai Ai Tarcísio !!! Reações químicas não se dão ao acaso e você deve saber disso muito mais que eu.

Não diga matéria não viva, isso está errado, pois o que é não vivo, um dia viveu e depois morreu. Diga matéria inerte.

Abiogenese ainda possui forte caráter de hipótese e há poucos estudos que a confirmam como uma teoria.

Todavia, quer mais imaginação que todas as marcas de criacionismo que andam por ai....

O que se faz em laboratório é demonstrar que a matéria inorgânica pode ser convertida em matéria orgânica, e o experimento de Urey-Miller é considerado um dos pioneiros nesse campo. Embora constituam os seres vivos, compostos orgânicos não manifestam características dos seres vivos.

A teoria da abiogênese carece de comprovação experimental e não é validada por nenhum dos vastos campos da química, principalmente a química orgânica, além de se tratar de uma grande desonestidade com aqueles que se interessam pelo assunto.

Por meio dessa teoria experimentalmente foi comprovado que os compostos orgânicos partem dos compostos inorgânicos. Porém aqueles ainda continuam inertes.

Qualquer pessoa que se dedicar ao estudo da biologia logo aprenderá que a vida é uma manifestação muito, mas muito complexa em termos bioquímicos, biofísicos e fisiológicos, em que muitas partes pontuais precisam trabalhar juntas para o funcionamento do todo.

Se essa mesma pessoa se interessar por química, entenderá muito rápido que todo e qualquer experimento exige, além de planejamento e controle das condições reacionais, a separação dos produtos obtidos para se dar seqüência a um novo experimento, dentro da rota sintética planejada, uma vez que as sínteses orgânicas em laboratório sempre levam à formação de misturas racêmicas (e produtos "indesejados"), desde que haja a possibilidades da formação de centros assimétricos na molécula. E os organismos vivos são repletos dessas moléculas ditas quirais. Logo ficará bem claro que a teoria da abiogênese não faz sentido algum.

Não Tarcísio organismos vivos, apesar de serem repletos de moléculas quirais, estas possuem um padrão de organização que o mantém vivo.

Em laboratórios os produtos podem até se formar em proporções iguais (racêmico). Mas, basta a adição de certos catalisadores para que a reação ocorra favoravelmente em sentido a formar apenas determinado tipo de isômero.

O mesmo ocorre com nosso organismo. Nossos catalisadores naturais impedem a formação de isômeros que poderiam nos ser prejuduciais.

É fato que a vida desenvolveu-se a partir da variedade levógira de compostos orgânicos, sendo que aminoácidos dextrógiros sao muito raros em nosso planeta.

Possivelmente, durante o período de origens da vida deve ter havido ambas as espécies de isómeros ópticos em quantidades próximas, ou mesmo é possível que catalisadores naturais tenham direcionado para a formação de apenas um tipo de isômero predominante , no caso o levógiro.

Por questões evolutivas ou bioquímicas, no que se refere à estabilidade molecular, ou mesmo a capacidade de gerar ciclos auto-sustentáveis capazes de se alimentar do meio e se reproduzirem, os isômeros levógiros firmaram-se como as matérias-base para a formação da vida como a conhecemos, o que poderia não ocorrer com os isômeros dextrógiros.

Mas este é um tema que ainda se encontra em estudos e a citação acima se trata de mera hipótese relativa a um panorama referente a uma Terra pré-biótica. Não há confirmações de nada que apóie o conteúdo dos dois parágrafos acima, exceto alguns estudos na área de ciclos auto-sustentáveis onde apenas partes deles foram reproduzidas em ambiente controlado.

Também há a hipótese de que a vida tenha vindo do espaço, uma vez que há meteoros carbonados denominados condritos que contêm hidrocarbonetos e aminoácidos.

Pelo estudo das propriedades radioativas dos meteoritos é possível determinar a sua idade, que em geral, possuem é de 4 bilhões de anos, o que corresponde aos primórdios do Sistema Solar.

A grande dificuldade com estes meteoritos é a sua fragilidade em relação aos outros. Assim, mesmo no caso de serem muito comuns no espaço, só uma pequena quantidade deve atingir a superfície terrestre, após sobreviver à travessia da atmosfera.

Para complicar ainda mais o problema, os condritos carbonados devem ser analisados logo após a queda, para evitar a sua contaminação com os organismos vivos terrestres.

Os condritos carbonados até então analisados apresentam quantidades levógiras e dextrógiras de compostos orgãnicos em igual quantidade, o que demonstra não terem sido contaminados com matéria orgânica terrestre (embora o artigo apresentado pelo IF - UFRGS seja datado de 1979, veja aqui sobre as análises dos meteoritos de Murchson e Murray).

Desse modo a presença de moléculas orgânicas existem em outros pontos do Sistema Solar, o que pode seguramente ser extrapolado para outros sistemas solares.

De acordo com o artigo apresentado e com estudos realizados, na análise da mais velha rocha (3.800 milhões de anos) encontrada na Groenlândia, detectou-se hidrocarbonetos de origem biótica.

Com efeito, como a quantidade de carbono 12, isótopo mais empregado nos processos biológicos, foi mais elevada do que em relação ao carbono 13, concluiu-se que esse fato era uma evidência de que esses hidrocarbonetos foram produzidos por fotossíntese, processo pelo qual as plantas transformam o dióxido de carbono em componentes orgânicos e oxigênio.

Assim, parece que a vida está presente na Terra há 3.300 milhões de anos, quando a idade da Terra era de somente 800 milhões de anos. A mais antiga vida terrestre conhecida anteriormente datava de 3.400 milhões de anos.

A partir destes estudos pode-se concluir que a vida é um fenômeno natural, normal e mesmo inevitável, que surge desde que as mínimas condições favoráveis apareçam.

Assim, Tarcísio, sua conclusão a respeito da abiogênese não fazer sentido, se analisada com base na sua argumentação, é mais uma vez uma falácia non sectur.


As universidades são mesmo centros de discussão de idéias?

Percebo que em alguns cursos existe mais discussão e debates sobre certos fatos e opiniões, já outros cursos são mais fechados quanto a discussões. Essas diferenças são facilmente entendidas analisando-se o contexto em que cada curso universitário está inserido.

Mas uma coisa me intriga: no meio acadêmico, em geral, idéias que sejam fortemente opostas aos modelos aceitos como verdade são recriminadas ou ridicularizadas.

Não Tarcísio não o são , desde que respaldadas cientificamente.

Tente discutir em um curso de História a possibilidade de grandes navegações em períodos anteriores a Colombo, mesmo existindo trabalhos publicados em importantes periódicos que relatam a existência de cocaína em múmias datadas do período do Egito antigo.

Caso o fato se confirme há que se analisar por que ele ocorreu.Todavia, se há cocaína em múmias, e não ha nada que ateste a vinda de egípcios para o novo mundo, há que se pesquisar as plantas locais ou as supostamente existentes à época da múmia de modo a se poder saber se não se trata de um composto semelhante ao alcalóide cocaína.


Ou tente em um curso de geologia argumentar que os derrames basálticos que formam a região Sul de nosso país se deram em períodos de semanas, e não de milhares de anos, conforme é aceito pela maioria dos geólogos, mesmo que se tenha dissertações de doutorado mostrando isso. Esses são alguns exemplos que podem ilustrar o quanto as universidades deixam a desejar no quesito discutir idéias.

Bem, aqui a relação é dúbia. Uma explosão vulcânica pode durar semanas, meses, anos ou séculos. Mas estabelecer que o mundo foi formado em semanas é demais... nada confirma tal fato.

Quanto ao derrame basáltico, este se deu há muito tempo e pode ter sido causado por uma erupção intensa de algumas semanas ou meses.


Você teve aula com o Dr. Marcos Eberlin. O que acha da pesquisa dele e do fato de ele considerar a homoquiralidade a "assinatura química de Deus"?

O professor Dr. Marcos Eberlin é um exemplo e um referencial para todo aquele que goste de química. Seriedade, responsabilidade, dedicação e espírito crítico estão entre muitas de suas características como profissional que o levaram a ser um respeitado pesquisador no mundo todo. Essas mesmas características devem ser também exemplo e referencial para um cristão que enxergue na natureza os "atributos invisíveis de Deus", conforme nos ensina Paulo, escrevendo aos romanos.

O Dr. Eberlin sempre deixava bem claro suas idéias a respeito de Deus, inclusive em entrevistas ao Jornal da Unicamp. Suas idéias eram levadas a sério ou pelo menos respeitadas devido à qualidade de suas pesquisas e seriedade de seu trabalho. Aí está um excelente exemplo ao cristão: defende suas idéias de forma inteligente, coerente (palavras e ações), sábia e prudente.

Muitos evolucionistas que escrevem e realizam palestras em que o principal objetivo não é discutir a validade das teorias evolucionistas, mas atacar criacionistas, argumentam que diante do desconhecido a resposta "porque Deus quis" é suficiente para os criacionistas, nos taxando de ignorantes e pseudopesquisadores, entre muitos outros adjetivos.

As pesquisas do Dr. Eberlin têm uma importância peculiar dentro da química, uma vez que o motivo pelo qual os seres vivos são constituídos por grupos de moléculas enantiomericamente puras é desconhecido desde a época de Pasteur e suas pesquisas com ácido tartárico.

Dentro da estrutura criacionista, ter um pesquisador como o Dr. Eberlin harmonizando seu conhecimento científico e suas pesquisas de ponta com sua fé em Deus, é mais um nobre exemplo de o quanto a medíocre resposta "porque Deus quis" não faz parte do repertório daquele que sabe que "os atributos invisíveis de Deus, assim como Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Rm 1:10).

Ao que parece a resposta deixa de ser "é por que Deus quis" e passa a ser "é porque Deus determinou, conforme analisei e evidenciei em minhas experiências".

O Dr. Eberlin é livre para ter suas concepções pessoais, mas não o é para estabelecê-alas como verdades.

Embora a qualidade de seus trabalhos seja excelente, esta excelência se esvai no momento que acrescenta elementos subjetivos em suas pesquisas.

A citação a Paulo de Tarso retoricamente demonstra qual é a resposta do criacionismo embora a sua tentativa Tarcísio, tenha sido de rechaçar a tão esperada resposta.

Simplesmente, para o criacionismo as coisas se dão da forma: "é porque Deus quis".




O que você acha da teoria do design inteligente?

Embora se oponha ao evolucionismo, o desing inteligente não é criacionismo disfarçado, como a mídia tenta impregnar na mente das pessoas. Por isso, é importante saber diferenciar as duas correntes de pensamento.

Sem dúvida alguma, vejo a teoria do design inteligente com bons olhos, não apenas por se opor ao evolucionismo, mas por ser mais consistente com os fatos observáveis.

Os passos metabólicos, o sistema imunológico e todo o alto grau de interdependência das reações químicas necessárias à manutenção da vida, são melhor explicados em termos de complexidades irredutível (modelo proposto pelo desing inteligente) do que pelas teorias evolucionistas encontradas nos livros-textos escolares ou universitários.

Errado Tarcísio: DI é criacionismo disfarçado, pois se fundamenrta em um projetista inteligente, que, pela concepção cristã, é o deus bíblico.

Nada a respeito dos exemplos acima, cogita sequer que se pense em projetistas inteligentes. Tão pouco nada respalda que a complexidade irredutível exista e que estruturas que hoje não mais se encontram presentes em células não tenham um dia feito parte delas.

O argumento do DI é uma roupinha nova para o relógio de Paley. Não faz sentido. O jargão é científico mas a falácia é a mesma.

Quais os seus planos para o futuro próximo?

Essa é a pergunta mais difícil (risos). Perdi meu irmão em 2005 e meu pai recentemente, em 2008. Então, muita coisa em relação à minha mãe precisa de minha atenção. Uma grande prioridade é o trabalho que tenho a oportunidade de desenvolver com o Dr. Ruy Vieira, na Sociedade Criacionista Brasileira.

Espero ser mais útil a cada dia e continuar a atuar na divulgação do criacionismo em nosso país, ao lado de pessoas que admiro e nas quais me espelho (tanto em minha formação intelectual quanto na formação de meu caráter).

Também aguardo algum concurso universitário no qual minha formação se enquadre para posteriormente ingressar no doutorado, pois o "homem da casa" agora sou eu e preciso estar atento às questões financeiras.

Também pretendo montar um centro de estudos em minha cidade, para atender alunos com dificuldade em Cálculo Diferencial, Estatística, Química, Bioquímica, Biofísica e outras disciplinas com as quais tenho familiaridade e que fazem parte do currículo universitário.

Peço a Deus que me dê sabedoria para que eu possa fazer feliz minha namorada (Jucila Katrinne) a cada dia, para que, quando o Senhor nos mostrar o momento, possamos nos casar.

E para finalizar, algo que tenho orado e considerado muito em meu coração. Como mencionei antes, saí de uma dada denominação religiosa e não me encontro em nenhuma oficialmente como membro, embora freqüente o templo adventista de minha cidade desde aquele episódio da discussão sobre o sábado. Há algum tempo, tenho estudado muito as doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, as profecias bíblicas e muitos outros pontos que considero importantes para uma decisão racional.

O legal é que tenho encontrado muita coerência em todo o material que tenho estudado. E um de meus planos para o futuro próximo é ser batizado na Igreja Adventista, assim que concluir esses estudos que tenho feito.

Seus projetos são louváveis, mas procure divulgar a ciência e não a pseuodociência. Creia no que quiser, mas não estabeleça suas crenças como verdades acima de tudo.



3 comentários:

cOxInHa disse...

Acabei por receber a seguinte pergunta sua no meu e-mail, referente a um comentário na entrevista original.


"
por favor, me responda: com tantas religiões que existem por ai, cada qual com suas particularidades ( diferentes concepções de criação de mundo e deuses diversos), que tipo de criacionismo deveria ser ensinado nas escolas a fim de que se assegurasse a liberdade religiosa de cada indivíduo?

Essa é uma pergunta que já fiz a vários criacionistas e não tivi uma resposta satisfatória."


Pois então:

Me responda você: com tantas cosmo visões que existem por aí, cada qual com suas particularidades (diferentes concepções relativas à vida, aos conceitos de divindade e crença, diferentes posições frente à ciência e ao cientificismo), por que justo a visão Big Bang + (Neo/Pós)Darwinismo é ensinado nas escolas, sem no entanto assegurar a liberdade de pensamento de cada indíviduo? Por que os cientistas estão sempre a rever e modificar conceitos, mas, por outro lado, os paradigmas científicos vigentes são sempre mostrados aos alunos nas escolas e colégios como representações absolutamente corretas da realidade?

Última: O que exatamente diferencia o pastor e o cientista que te leva a pensar que somente o primeiro pode inventar histórias para enganar pessoas e usar isso em favor próprio ou do sistema no qual está inserido?

No fundo no fundo, não vejo muita diferença entre algumas aulas de biologia que tive e os sermões na igreja. Porque então devo eu ser obrigado a ver as primeiras?

Elyson Scafati disse...

Bom sr. coxinha


Para começar, a ciência não se trata de mera liberdade em pensar, uma vez que liberdade de pensamento se trata em aceitar ou não verdades subjetivas, ou seja aquilo que o sujeito ou o seu grupo crêem sem se pautarem por evidências plausíveis, como é o caso das ideologias e das religiões.

Por exemplo um granito é uma rocha magmática (verdade objetiva calcada em estudos que a confirmaram como tal) e o comunismo é o regime certo para o mundo (ideologia pautada na forma de pensar do indivíduo onde a argumentação se restringe ao "é porque é").

A ciência se submete ao método da falseabilidade, ou seja enquanto algo se sustentar (ser confirmado) ele cotinua a ser aceito. Do contrário seu conceito é revisto ou rechaçado.

Com isso, à medida que determinado conceito ou paradigma se confirma, sua probabilidade de ser falso diminui, mas jamais atingirá o zero.

Por exemplo, suponhamos que ao londo de séculos os homens tenham observados que todos os cisnes são brancos. Este paradigma está apenas confirmado, mas se um dia alguem registrar que viu um cisne preto e demonstrar isso, o paradigma do cisne branco foi falseado, logo deixará de ser aceito como uma verdade objetiva a qual passará a ser existem cisnes brancos e pretos.

Ou seja, a ciência busca a aproximar-se o máximo possível do que conhecemos como verdade objetiva.

Paradigmas já foram mudados, como por exemplo a história de que a luz se propagava pelo éter.

Provas somente existem em teoremas matemáticos, onde faz-se necessária toda uma amarração lógica formal a fim de se demonstrar que aquilo se trata de uma verdade objetiva.

Paradigmas são mudados se confirmados falsos. A isto se denomina conhecimento zetético, onde as perguntas seguem infinitamente.

Quanto ao caso da Teoria da Evolução e do Big bang estas foram corroboradas pela genética e bioquímica e pela radiação de fundo do universo e estudos de subpartículas, respectivamente. mas não se tratam de verdadews absolutas, pois não se encerram em si mesmas culminando em pontos estanque (é porque é e fim de papo).

São discutíveis, abertas a novos questionamentos e estudos que possam derrubá-las ou sustentá-las.

Mas não basta mera retórica ou argumentos filosóficos como fazem criacionistas e adeptos do DI. Tem de haver estudos que as desconfirmem como verdades objetivas.

O pastor: muitos são sujeitos honestos que se importam com as pessoas e outros não passam de salafrários que se valem do estelionato religioso a fim de enganar pessoas cujo nível cultural é péssimo.

Isso se verifica em todas as crenças, não sendo um mal particular das seitas protestantes do cristianismo.

As histórias não são invenções criadas pelo pastor, mas mitos criados na antiguidade a fim de explicar o que não se conhecia (isso é uma longuíssima história).

Este processo se deu com todas as correntes religiosas que existem mundo a fora, sem exceção.

Hoje, com as descobertas científicas, estes mitos perdem espaço.

Todavia, há graves problemas no que concerne ao tratamento literal que certas ceitas ainda se utilizam ao exporem suas histórias. As tratam como verdades absolutas por mera questão de fé.

É o grave problema que acompanha determinados cristãos como pentecostais, adventistas, testemunhas de jeová e certas linhas protestantes como os batistas, os muçulmanos e judeus hassídicos, no que se refere ao monoteísmo e bramanistas no que se refere ao hinduísmo.

No caso do cientista falsário, caso invente histórias (crie resultados), se pego, adeus a sua carreira e sua reputação e assim o seu sustento, como já aconteceu com muitos.

Quanto a aulas de biologia e sermões, acho melhor vc prestar mais atenção nelas e procurar entendê-las melhor a fim de não mais confundir o conteúdo de uma com o de outro. Aqui se encerram duas formas de verdades:

A aula de biologia se trata de verdades calcadas em evidências que se sustentam até que outra evidência contrarie o seus paradigmas. Não é possível aprofundar todo este conhecimento em nível 2 grau e nem na graduação.

A pós graduação aprofunda conhecimentos específicos, conforme a área que o sujeito se direciona e não o todo.

Os sermões são verdades reveladas, que variam de crença para crença religiosa ou ideológica, sem evidências plausíveis, sob a ótica científica, que os sustentem.

Qual sermão é o certo aquele da sinagoga, aquele proferido na igreja dos presbiterianos, o dos católicos ou seriam melhores as parábolas do Budismo, os ensinamentos da Seicho no ie e do islã , as orações dos umbandistas, e dos kardecistas, o rito dos indígenas, dos hindus, dos xintoistas ou dos africanos, egípcios, greco-romanos, etc?

Qual discurso é correto: o de Hitler,de Stalin, de Bush ou de Chavez?

O que é correto acreditar em Alá ou em Amaterassu?

O que é correto: a bíblia, o evangelho de Buda, o livro dos mortos do Egito, o Livro dos mortos tibetano o Popol Vuh, as lendas maias, as histórias babilônicas, as histórias chinesas, os Vedas, o Mahabarata o Bagvad Gita, o Corão ou os contos dos esquimós e índios sul americanos ou dos habitantes de Papua?
Todos estão registrados por escrito ou por tradições orais e foram revelados por "deuses".

Por que votar em Marta ou em Alkmin ou em Kassab ou em Maluf ou em Ivã Valente? Qual deles é melhor do ponto de vista de um governo ético (verdade subjetiva) e em termos de aplicação do dinheiro público (verdade objetiva)?

Isso tudo depende de que valores que você adota, que dependem de sua criação e em que você foi doutrinado a simplesmente crer sem questionar. Assim, essas coisas passam a se tornar verdades absolutas ao que se denomina dogma.

Veja aqui como a filosofia trata o conceito de verdade:

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2007/09/discurso-sobre-verdade-as-religies-e-o.html

Obviamente, ao que me parece, pelo teor de seus questionamentos, vc deve ser estudante de 2 grau e em sendo assim, é obrigado a ir para a aula de biologia, pois do contrário levará pau na escola e no vestibular, se é que pretende fazer um.

É claro que em nível 2 grau as aulas de ciências não se aprofundam como na graduação e mais ainda na pós.

Quanto aos sermões, aproveite o que há de bom neles, mas não os tome como verdades absolutas, uma vez que crenças e valores variam de grupo para grupo e de pessoa para pessoa.

A fé científica se constitui não em uma crença cega, mas em uma crença pautada por evidências as quais não levam em consideração valores ou a liberdade de pensar do indivíduo, uma vez que a natureza não está nem ai para o certo e errado sob a ótica humana de ver o mundo.

A natureza é o mundo do "ser" e nossa liberdade de pensar é o mundo do "dever ser".


Agora me responda, na sua visão (dever ser), qual marca de criacionismo deve ser ensinada nas escolas?

cOxInHa disse...

Muito obrigado pela resposta, realmente esclarecedora.


Em momento algum eu disse que o criacionismo deveria ser ensinado em escolas (pelo menos escolas públicas, devido ao caráter laico destas), ao menos não em aulas de ciências.

E não acho que deva. No caso de aulas de religião, geralmente dá-se uma visão focada em uma religião específica, dependendo da instituição, logo não tenho porque opinar. (existem escolas adventistas, batistas, muçulmanas, que ,pelo menos devem, ensinam de acordo com sua própria ótica.)

Muito obrigado.